sexta-feira, 10 de outubro de 2008

As falácias

Por estranho que nos possa parecer ainda há quem veja na construção da barragem de Fridão, uma oportunidade a não perder!!
E os argumentos são quase sempre, o da criação de emprego e o do desenvolvimento!
No tocante ao primeiro argumento, nada há de mais enganador! As grandes obras usam quase sempre mão-de-obra vinda de fora, muitas vezes estrangeiros em situação de legalidade duvidosa, mal pagos e alojados em condições pouco dignificantes,que em lugar do desenvolvimento desejado, trazem por vezes, inúmeros problemas sociais!
Argumentam também que as barragens são necessárias para reduzir o fenómeno do aquecimento global, mas ou não sabem ou escondem que as albufeiras são responsáveis pela produção de metano, gás que em muito contribui para o indesejado efeito de estufa!Li aliás, algures num artigo científico, que as barragens contribuem em 4%para o aquecimento global e que ainda não é clara a contribuição das barragens para a emissão de dióxido de carbono e óxido nitroso, que agravam o problema!
Argumentam ainda que as barragens contribuem para o controlo de cheias...(!)quando qualquer pessoa avisada já pôde verificar que, neste aspecto, o seu efeito é pouco claro! A Régua e Porto deixaram de ser afectadas pelas cheias do Douro? Então com tanta barragem por ali abaixo,são admissíveis as cheias que regularmente afectam estas duas cidades?
Finalmente esgrimem o argumento da necessidade de produzir energia e reduzir a dependência face ao estrangeiro. Penso que o caminho para a solução do problema terá de passar pela aposta forte nas energias alternativas e na redução dos consumos, que todos sabemos serem exagerados.