quarta-feira, 17 de março de 2010

NÃO ACREDITO...!!






Hoje passei pelo Arquinho e pasmei…!

A ruas que o delimitam estavam pintadas de negro!

Parei para tentar perceber e, concluí que as mesmas serão alcatroadas.

Estarei enganado?!

Estava convencido que as obras que decorriam naquele espaço nobre da cidade, seriam obras de requalificação, que é como quem diz, qualificar de novo; devolver qualidade perdida!

E esta requalificação não pode ignorar que aquele espaço faz parte integrante da chamada zona histórica da cidade, ou não fosse o espaço onde desaguavam as antigas ruas do Covelo e da Madalena; o espaço onde se erguiam as duas Câmaras dos Concelhos Medievais de Gouveia de Riba-Tãmega e de Gestaço.

Corri a cidade à procura de outro exemplo semelhante e não encontrei nenhum!
A Ponte de S. Gonçalo, o Largo (Terreiro) de S. Gonçalo, a Rua 5 de Outubro tiveram honras de lajeado granítico que as valorizaram.
A rua Cândido dos Reis e a Rua da cadeia, foram calcetadas a cubos graníticos de tamanho XL!

Não percebo como é possível que no Largo do Arquinho, se opte pelo tapete de alcatrão, muito menos agora que ficará a descoberto, a ponte que, datada do Sec.XIII, atesta a antiguidade do povoamento local!

Não me parece que tal opção colha entre a população amarantina e muito menos entre os “nativos” do Covelo, Arquinho e arredores.

Aliás, quando hoje fui ao Arquinho para captar as imagens deste post, um desses nativos, respeitável ancião, que apanhava uma nesga de sol, sentado numas pedras, junto da Garagem, atirou-me logo:

“Toni… o Arquinho vai ficar de luto”

E senti nele, que me conhece desde que nasci, um apelo para que eu, mais novo, dissesse ou fizesse alguma coisa, que ele já não tinha forças para dizer ou fazer.

Nâo sei se a decisão é técnica ou política, mas o que sei é que é uma DECISÃO ERRADA e denota pouco respeito pelo espaço que sempre foi um (dos mais importantes) "FORUM" na nossa "CIVITAS".