quinta-feira, 11 de março de 2010

Risco Zero ...ou mais ou menos!



"As máquinas da obra foram usadas para remover os escombros (Nelson Garrido)


Notícia d’o Público de 10-03-2010

Um homem de 23 anos foi encontrado morto dentro de um automóvel que ficou sob os escombros da cofragem metálica do viaduto em construção que caiu ao início da noite de ontem no IP4, em Amarante. O acidente provocou ainda ferimentos ligeiros em oito operários que trabalhavam na obra."




Não posso deixar de lamentar a perda de mais uma vida humana e, como amarantino, doi-me também reconhecer que mais uma família vai ter razão em sentir o nome de Amarante, ligado à sua infelicidade e desgraça!

Pelo que sei, o acidente ocorreu durante a betonagem do referido viaduto! Entretanto o trânsito não foi cortado na A4/IP4, possivelmente porque os técnicos de reconhecido valor, "tinham consciência" de que os riscos inerentes àquela obra, "seriam diminutos" e a segurança "seria total"!!!
Ou não arriscariam daquela forma...!

Se antes do acidente lhes perguntassem sobre a possibilidade de ele vir a ocorrer, seriam capazes de afirmar que essa era uma hipótese muito remota,ou até inexistente.

MAS ACONTECEU...!!!!!

E algum SÁBIOS, já concluiram que houve "erro humano"!!!
Pudera, o viaduto não estava a ser construido por extra-terrestres, ou por qualquer outra espécie animal diferente do HOMEM!!!

Tudo isto só para lhes dizer que um qualquer "erro humano" na construção da Barragem de Fridão, ou uma ligeira "indisposição" da mãe natureza, causaria um acidente de proporções, que nem é bom imaginar!...
APESAR DE O RISCO SER DIMINUTO como nos querem fazer crer!



ESTÃO DISPOSTOS A ARRISCAR!?